sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Breve Esplanação - Desbravando o Mato Grosso

Atualmente moro bem no centro da cidade de Barra do Garças, no Mato Grosso. Quando digo bem no centro, é tipo... bem no centro mesmo! rs. Moro próximo a uma praça chama Praça da Matriz, em uma próxima oportunidade irei detalhar essa praça, que por sinal é maravilhosa!

Bem perto a essa praça está o Porto do Baé, ainda não descobri e nem pesquisei a origem do nome, é uma das referências da cidade, podemos dizer ser o point. Tem uma rampa onde colocam e retiram os barcos, lanchas e jetski do rio e ao lado da rampa tem as 'arquibancadas' ou também conhecido como 'escadarias'. O Porto fica a poucos metros de onde se encontram o Rio Araguaia e o Rio das Garças. O interessante é que esses rios ligam três cidades e dois estados.

Um pouco antes dos rios se encontrarem tem duas pontes, uma sobre o Rio Araguaia, essa ponte demarcar a divisa do Estado de Goias e o Estado do Mato Grosso. Essa ponte liga a cidade Aragarças (Goias) e a cidade Pontal do Araguaia (Mato Grosso). A outra ponte está sobre o Rio das Garças e liga a cidade de Pontal do Araguaia e Barra do Garças, ambas pertencentes ao Estado do Mato Grosso.

O Porto do Baé fica em Barra do Garças e é um complexo bem bonito, nas arquibancadas, as pessoas vão para passar o dia, ficar vendo o rio batendo papo, levam as crianças, os cachorros e tem até uns que pescam. Antes de chegar nas arquibancadas tem quiosques e bares. Bem do lado da rampa de embarque e desembarque no rio tem um restaurante 'flutuante'. É uma espécie de restaurante em uma embarcação e fica na água, bem na margem. Tem uma rampa de acesso ao restaurante. Ainda não fui lá, mas está nos planos.

Final de semana o porto enche, muitas lanchas e jetski na água, muitas famílias passam o dia lá. No complexo ainda tem uma enorme construção para eventos e shows, conhecido como concha acústica. É onde tem os shows e as atrações da cidade, esse ano por exemplo os shows do carnaval foram na concha, já teve uma dupla sertaneja também e logo que mudamos para cá teve show de pagode.

Ao lado da concha acústica tem uma grande pista de skate, para quem gosta do esporte é um ótimo ponto, também tem as barras para exercícios, onde vou praticamente todos os dias malhar, mas infelizmente a barra maior está quebrada, mas nada que atrapalhe meus treinos. Tem restaurantes e bares em torno, bem na rotatória do porto tem uma loja das franquias Subway e aparelhos de ginástica das academias públicas.

Em uma próxima oportunidade irei descrever mais sobre o complexo do Porto do Baé, esse primeiro esboço foi apenas para vocês entenderem um pouco sobre essa nova série: Desbravando o Mato Grosso, onde irei compartilhar em texto algumas experiências, aventuras e um pouco do meu dia a dia aqui em Barra do Garças. Vou publicando as experiências atuais e aos poucos vou publicando os fatos que já ocorreram desde que chegamos aqui dia 04 de Setembro de 2016.

Na foto abaixo do Marcelo Ventura, vê-se o porto bem no cantinho inferior esquerdo, na água dá pra ver um telhadinho que é do restaurante flutuante. A construção que parece o coliseu, rsrs é a concha acústica, mais no alto vê-se ao lado esquerdo o Rio Araguaia e ao lado direito o Rio das Garças, pela foto fica mais fácil para visualizar o que descrevi acima... No centro, entre os dois rios temos a Cidade Pontal do Araguaia (MT), à direita Barra do Garças (MT) e à esquerda Aragarças (GO).

Jonatas Pierre













Porto do Baé (Foto: Marcelo Ventura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário